CONSORCIO INTERMUNICIPAL DO MÉDIO RIO DAS CONTAS (CIMURC)

Nova ferramenta digital vai melhorar qualidade do gasto público do Estado

 05/06/2015 | FINANÇAS PÚBLICAS

Nova ferramenta digital vai melhorar qualidade do gasto público do Estado
Uma nova ferramenta implantada no Sistema Integrado de Material, Patrimônio e Serviço (Simpas) vai melhorar a sintonia entre o planejamento de compras, o orçamento e as finanças do Estado. A nova tecnologia - já em funcionamento - aprimora a qualidade do gasto público, permitindo aperfeiçoar o planejamento, conferindo os preços com o orçamento.

O incremento da ferramenta tornou-se possível por meio da integração do Sistema de Solicitação de Compras do Estado (Simpas) com o Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças do Estado da Bahia (Fiplan), que faz a gestão orçamentária e financeira do governo. 

Anteriormente os órgãos públicos pediam os produtos que necessitavam, solicitando apenas o quantitativo, sem ter acesso aos preços unitários. Desse modo, não conseguiam calcular o custo, conciliando com o orçamento. Agora os gestores das unidades podem aprimorar o planejamento de compras, melhorando a qualidade do gasto público. 

De acordo com a superintendente de Recursos Logísticos, Jerusa Coelho, ocorria um descompasso entre as solicitações de materiais dos órgãos e o orçamento disponível. Ela explica que, a partir de agora, os gestores vão poder planejar as compras mais adequadamente, solicitando apenas os produtos necessários para cada exercício e planejando as aquisições de produtos para os demais anos, dentro da lógica do Plano Plurianual (PPA). 

Integração 

A ferramenta possibilita também aos gestores verificar a média de consumo dos produtos nos exercícios anteriores, permitindo adequar a quantidade a ser comprada no exercício futuro. O saldo de produtos entre os exercícios também pode ser verificado, diminuindo os pedidos no ano subsequente.

O chefe de gabinete da Secretaria da Administração (Saeb), Rodrigo Pimentel, destaca o ganho para o Estado com a implementação das novas ferramentas do Simpas. “O planejamento de compras e contratações, que vem sendo tocado pela secretaria desde 2012, chegou ao seu apogeu porque conseguiu fazer a conexão desejada entre o Simpas e o Fiplan". Segundo Pimentel, a integração entre os dois sistemas é resultado do trabalho conjunto da Saeb, Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA) e Secretaria do Planejamento (Seplan).