CONSORCIO INTERMUNICIPAL DO MÉDIO RIO DAS CONTAS (CIMURC)

Bahia investirá na política de desenvolvimento territorial

 10/01/2012 | PLANEJAMENTO URBANO

A política de desenvolvimento territorial da Bahia será incrementada com investimentos nos mecanismos de acompanhamento e avaliação e na capacitação de gestores. Para viabilizar estas melhorias, o Estado da Bahia, por meio da Secretaria do Planejamento (Seplan), assinou nesta segunda-feira (9) um convênio com a União Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, representado pelo Banco do Brasil.

O convênio prevê a transferência de recursos financeiros do Orçamento Geral da União, no valor de R$ 2,14 milhões, com contrapartida do Estado da Bahia no montante de R$ 238 mil. O recurso será aplicado em ações que possibilitem consolidar, em médio prazo, o processo de planejamento e gestão dos Planos Territoriais de Desenvolvimento Rural Sustentável elaborados pelos Territórios Rurais apoiados pelo gestor.

O secretário do Planejamento da Bahia, Zezéu Ribeiro, durante a cerimônia de assinatura do convênio, destacou a importância da iniciativa. "O recurso será destinado a efetivar a política de desenvolvimento territorial, promovendo a capacitação dos gestores e o acompanhamento e avaliação do processo. Com isso, esperamos dar um salto de qualidade na relação do Estado com a sociedade, viabilizada nos territórios, com a qualificação da interlocução", enfatizou Zezéu.

O superintendente do Banco do Brasil, Edson Pascoal Cardozo, enfatizou a relevância dessa parceria, que vai ao encontro da política de desenvolvimento sustentável da entidade. "Esse recurso vai compor, com a contrapartida do Estado, um projeto de desenvolvimento sustentável. Toda a sociedade ganha com isso", disse.