CONSORCIO INTERMUNICIPAL DO MÉDIO RIO DAS CONTAS (CIMURC)

Encontro apresenta linhas de financiamento à administração pública

 11/11/2012 | UTILIDADE PÚBLICA
A Caixa Econômica Federal, Desenbahia e Bradesco apresentaram neste Encontro de Prefeitos Eleitos e Reeleitos que está sendo realizado pela UPB no Resort Vila Galé Maré, em Camaçari, sobre linhas de financiamento à administração pública municipal. O Superintendente Regional da CEF em Salvador, Luiz Antonio de Souza apresentou o Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT) e o Programa Nacional de Apoio à Modernização Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros (PNAFM).

Luiz Antônio afirmou também que a Caixa é o principal agente operador das políticas públicas de caráter social do governo federal que leva a milhões de brasileiros a oportunidade de crescer, realizar sonhos e de viver melhor, sendo o único banco essencialmente público do país.

A Desenbahia (Agência de Fomento do Estado da Bahia) esteve presente através dos gerentes de negócios Sérgio Matos e de microfinanças, Márcia Fonseca, apresentando as linhas de financiamento disponíveis para as prefeituras municipais, além do CrediBahia (Programa de Microcrédito do Estado da Bahia), que é operado em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e Sebrae, e que tem a finalidade de inserir no mercado creditício, pessoas que não têm acesso ao sistema bancário convencional.

O CrediBahia visa a apoiar pequenos empreendedores e trabalhadores informais, dinamizando a economia local, com recursos liberados no município, agindo como fator de multiplicação de renda, estímulo à produção e combate ao desemprego.

A Setre administra o programa, a Desenbahia garante o dinheiro, o Sebrae treina a mão-de-obra, e a prefeitura cede o espaço e os agentes de crédito. Tal parceria tem duas vantagens - a redução do custo operacional do microcrédito, pois cada parceiro se responsabiliza de uma parte do processo, e a injeção de recursos destinados à atividade produtiva no município, sem desembolso de recursos por parte da prefeitura.

Em consequência, o prefeito garante para sua cidade, crescimento e consolidação dos micros e pequenos negócios, apoio ao desenvolvimento sustentável, geração de renda e melhoria nos padrões dos empreendedores, atenua o desemprego e o êxodo rural e incentiva o comércio local.

Já a linha Pró-Municípios financia máquinas pesadas como tratores, motoniveladoras, pás carregadeiras, retroescavadeiras e caminhões destinados a intervenções em vias públicas e estradas vicinais.

O ProSaúde financia de uma a quatro ambulâncias, de acordo com a população do município. O pagamento do financiamento é feito por meio de recursos do Fundo Municipal de Saúde.

O gerente de negócios com o poder público do Bradesco, João Segundo da Costa Melo apresentou o gerenciador financeiro de prefeituras, o aplicativo ideal, os principais tributos, os benefícios.

O Encontro de Prefeitos Eleitos e Reeleitos conta com o apoio do Sebrae, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Embasa, Coelba, Alconta, Desenbahia, IPM Brasil, Schincariol, Conam, Webline, Elemidia, Fundação Faculdade de Direito da Bahia e E&L Produções de Softwere. (Fonte: Ana Clara Solla.